Primeiro dia do "mês dos afectos"
Iniciámos a manhã a colorir os nossos nomes no novo mapa das presenças, iniciando o mês de fevereiro, e anotando os dias em que alguns "duendes" fazem anos e descobrimos que uma "duenda" faz anos no dia de São Valentim, o famoso "dia dos namorados", o qual é festejado como sendo o "dia dos melhores amigos" pois, as crianças não namoram! Assim, demos inicio ao "mês das amizades" (e ao projeto da "Maçã dos Afetos").
E como os afectos se constroem com a convivência pacífica, vimos uma história divertidamente séria sobre alguns afectos menos bons que temos de aprender a controlar para conquistar amigos em vez de os afastar.
Depois, fizemos a representação gráfica da mesma e dissemos o que nos acalma quando entramos em fúria...
E porque alguns "duendes" concentram-se na área do computador, fizemos computadores portáteis com os jogos ou os vídeos que mais gostam de ver ou de fazer...E, atrás dos portáteis, vieram os tabletes e os telemóveis. Foi muito divertido ouvir as conversas ao telemóvel que os "duendes" mantinham uns com os outros, "soltando-se-lhes a língua" à imagem e semelhança dos adultos!O que te acalma?Quando estou sozinha. Quando conto até 10. Quando respiro fundo 3 vezes. Com os beijinhos da mãe, da Ana e da Mirna. Quando estou com a minha família toda. Quando conto até 30. Quando vejo televisão. Quando brinco ou trabalho. Com o colo da mãe ou com o “cheirinho” na escola. Quando brinco. Quando brinco no chão. Quando respiro fundo e conto até 10. Quando respiro fundo. Quando falo com os amigos. Quando conto até 10 e dou um abraço à Ana ou à Mirna. Quando brinco ou durmo. Quando respiro fundo e como doces. Quando brinco e vejo televisão no meu quarto. Quando a mãe me dá beijinhos e abraços. O que te acalma? Não sei!
À tarde, vimos uma "curta" sobre o valor da amizade que pode surgir entre seres aparentemente incompatíveis!