Dia da Liberdade "em tempos de confinamento COVID19"
Está chegando o 46º aniversário do 25 de Abril, revolução dos Cravos de 1974, Dia da Liberdade… Este ano, mais do que nunca, a palavra LIBERDADE adquiriu maior significado. Como é que podemos comemorar o Dia da Liberdade, estando nós em “confinamento Covid19”, sem poder nos juntar (direito de associação), sem poder fruir da natureza (visitar os campos, as montanhas e as praias), sem poder abraçar quem mais amamos (avós, netos, amigos, etc…)?
Primeiro, convém lembrar às gerações mais novas qual a origem deste dia tão importante para o povo português.
“O que é a Liberdade?” de Oscar Brenifier (Slideshare)
“A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria (Slideshare)
…Propõe-se que a criança faça um desenho representativo do que para si é a Liberdade, pedindo a colaboração dos familiares para registar o que a criança disse…
(e nos envie para colocarmos aqui neste post).
Se, eventualmente, chegarem à conclusão que defender a Liberdade é como defender um Tesouro, então convidamos-vos a ver esta pequena animação, do livro “O Tesouro” de Manuel António Pina…
Também se propõe que acompanhe esta canção que simboliza a Liberdade…, que nos fala também de gaivotas e de papoilas…
E se façam muitos Cravos e Papoilas, ambas flores que simbolizam a Liberdade… Seja em desenho, pintura, origami, colagem, etc… E se espalhem as flores pela casa e se pendurem as gaivotas pelas varandas…escrevendo a palavra LIBERDADE...
Aqui vai a história da Papoila de Maria Luisa Ducla Soares sobre a Força Renovadora da Primavera e sobre as Papoilas...
Boneca Papoila
No
Blog da Mirna podemos ver as atividades realizadas em anos anteriores sobre
esta temática
Noticias dos nossos bichos da seda... Já estão a fazer casulos...
Aguarda-se feedback das famílias para enriquecer estas propostas...
😍😃
Estas propostas são apenas sugestões para serem desenvolvidas conforme a disponibilidade das famílias. Sabemos que é complicado gerir o teletrabalho, os parcos recursos tecnológicos disponíveis e os vários filhos em diferentes idades/anos de escolaridade.
Mas, com calma e confiança, tudo se vai fazendo...
Estamos disponíveis...
*****
*****
Trabalhos recebidos esta semana
Os crescidos trabalharam a matemática, a língua e o conhecimento do mundo, sistematizando os saberes adquiridos
(com base nalgumas propostas enviadas por e-mail)
E cantámos os parabéns a mais uma "Duende" no dia 23 (via ZOOM)
Ir ao campo apanhar flores... Talvez Papoilas?
Gaivotas
Sementeiras
(com base nalgumas propostas enviadas por e-mail)