Segunda semana de isolamento profilático de 2021

Na segunda semana de isolamento profilático da educadora, de 18 a 24 de janeiro 2021, partilho algumas sugestões de Brincadeiras com as letras e os nomes… 
Com os mais velhinhos (que vão para o 1º ano em setembro), para além de continuar com o jogo Falar, ler e escrever, 
....proponho que brinquem com os nomes: o seu, dos seus colegas e da sua família.
Escrever os nomes dos amigos e das amigas com letra maiúscula de imprensa, cortá-los em pedaços (sílabas) e misturar…
Depois, tentar reconstruir os nomes com os vários pedaços (tipo puzzles). Poderão identificar pedaços (sílabas) iguais. Poderão identificá-los no início, no fim ou no meio do nome. Poderão, ainda, misturar os pedaços (as sílabas) e descobrir outros nomes ou palavras, estranhas ou conhecidas…Podem fazer uma lista dos nomes dos amigos e uma das amigas e ver quais os nomes que têm mais letras (mais compridos), mais sílabas (mais palmas), pois nem sempre o nome mais comprido tem mais sílabas! 


Os mais novinhos (que ficam mais um ano no JI), também podem aprender a escrever os seus nomes, em letra maiúscula de imprensa. 
Primeiro o adulto escreve com marcador amarelo e a criança passa por cima com vermelho (fica alaranjado) ou azul (fica esverdeado).
Depois, recorta os nomes em bocadinhos (quantas palmas tem o teu nome? para as sílabas; ou quantas letras tem o teu nome? para cada uma das letras) e tenta reconstruí-lo com modelo e sem modelo. Pode utilizar os nomes da família ou dos amigos, e verificar quem têm letras ou sílabas iguais…

Podem, ainda, aceder propostas semelhantes realizadas com os Duendes, em anos anteriores…
Em 2014...Brincando com os nomes,  letras e números...
(ainda não havia blog!)

O Abecedário sem juízo 


No Blog

Quantas palmas tem o teu nome?
Brincando com os nossos nomes parte 1
Brincando com os nossos nomes parte 2
Brincando com os nossos nomes parte 3
Brincando com os nossos nomes parte 4
Brincar com números e letras (saber distinguir letras e números)
Biscoitos & Letras
Brincando com a inicial do nome
Brincando com os nossos nomes (aprender a reconhecer e a escrever as letras do nome)
Brincando com os nossos nomes (reconhecer a sua inicial e a dos amigos; reconhecer as sílabas (palmas ou pedaços).
Brincando com os nossos nomes (palmas, sílabas e passos de cada nome; e vogais iguais)…
A dança e a aprendizagem das letras…(lateralidade e esquema corporal para distinguir o p do q do b e do d, por exemplo)… 


Aguardo feedback das descobertas dos nossos Duendes…
Haja esperança, determinação e coragem!

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

Os 7 Anões da Branca de Neve são Duendes?