"Ás voltas com" a articulação com o 1º ciclo - parte 1
Integrado no projeto de articulação com o primeiro ciclo do PAA, este trimestre o objetivo é que as crianças vivam a experiência de conviverem com os colegas do 1º ano - ex-meninos do jardim de infância - em trabalho "a par". Assim, hoje os dois grupos (da nossa sala e da sala da colega do 1º ano) foram divididos ao meio (uns foram para sala dos crescidos e outros para a "pré") passar a manhã.
Como estamos, ainda, na semana do "projeto dos afetos", iniciámos a manhã com esta história "Um amigo é" para introduzir a elaboração de fantoches com origami de caras...
Contudo, antes, fomos surpreendidos por um menino muito observador que nos interpelou ao ver estas caixas expostas na sala...
e perguntou: "Como é que vocês já sabem estas letras se nós só as aprendemos a semana passada?"... Foi explicado então a razão de ser destas caixas e que lá dentro havia palavras. As crianças demonstraram curiosidade em ver as palavras, as quais foram lidas por uma menina do 1º ano que já sabia ler. E, perante a complexidade de algumas delas, estas foram explicadas... A meio do processo de leitura (tínhamos visto as duas primeiras caixas = 7 + 6 = 13 palavras), perguntei se não estavam cansados e para espanto meu, as crianças quiseram continuar até ao final... Ou seja, lemos e explicámos 25 palavras:
Caixa A = 7 palavras
Caixa E = 6 palavras
Caixa I = 5 palavras
Caixa O = 4 palavras
Caixa U = 3 palavras
Algumas destas palavras estavam relacionadas com a temática dos afetos, tais como Amizade, Abraçar, Empatia (ler as emoções na cara dos outros), Inclusão, Ombrear (acompanhar um amigo), União... e fizemos então a introdução à história sobre a amizade....
A seguir, a pares, "crescido" e "pequenino", sentaram-se lado a lado e caracterizaram uma cara feita em origami (inspirada daqui) que foi transformado em fantoche e que levaram para casa...
Depois do lanche da manhã e das brincadeiras no parque do nosso jardim, dançámos um pouco a dança "dos braços cruzados" ainda no pátio coberto e fizemos a ponte para entrar na sala, onde dançámos o Rigolo...
Já sala, brincámos nas áreas e fazemos mais um jogo de origami com as emoções faciais...Alegria (amarelo), Raiva (vermelho), Calma (verde), retomando o código cromático do Monstro das Cores... que também levaram para casa...