Recomeçar...

Uns recomeçam em janeiro (ou inicio do ano civil), outros recomeçam após o seu aniversário, outros recomeçam depois de uma ruptura ou de uma perda... A mim, calha-me recomeçar em setembro (ou inicio de um ano letivo),...

O acolhimento dos "meus duendes" foi preparado para receber pais e filhos, entre brincadeiras e coisas mais sérias...
Marcar e identificar os cabides com o desenho do autoretrato das crianças, decorar e ilustrar a pasta onde se guardarão os trabalhos ao longo do ano, caracterizar o seu filho através do seu acrónimo... E brincar dançando...

Depois, na primeira semana, é preciso "matar as saudades" da sala, das áreas de brincadeiras, dos amigos do ano passado e conhecer os novos amigos... É preciso, é necessário, é vital BRINCAR.... brincar MUITO!

Mas também é preciso ir aprendendo, ou relembrar, alguns hábitos:
- ARRUMAR é um deles! Sim, deve também fazer parte do ato de brincar! Arrumar também pode e deve ser um ato pedagógico. Na nossa sala, não há "chefes" ou "responsáveis"... Somos todos responsáveis ou chefes!
- ESCOLHER A ÁREA DE BRINCADEIRA. Na nossa sala, a coincidência dos 5 dedos da mão é padrão! Cada área de brincadeira pode acolher 5 crianças, e, caso haja mais candidatos, recorre-se ao jogo da sorte "Um do li tá" e não tem havido brigas. Ao longo do dia, com flexibilidade, as crianças vão passando pelas várias áreas, dando a vez umas às outras.... Sim por que..
- DAR E ESPERAR PELA SUA VEZ é uma das regras de boa convivência e de aprendizagem do respeito e da democracia, que se exerce com a
- VOTAÇÃO que é um hábito para optar / escolher entre várias opções manifestadas pelas crianças e adultos da nossa comunidade.
- GERIR EMOÇÕES através de 5 regras básicas (com o símbolo da mão): 1) não magoar o outro; 2) respirar fundo ou contar até 10; 3) utilizar as palavras para expressar sentimentos ou desejos; 4) pedir ajuda para resolver problemas; 5) acalmar-se para poder voltar junto do grupo e não prejudicar a atividade coletiva.
- REGULAR A MORALIDADE DO GRUPO através da expressão, registo e ilustração de ideias e projetos para realizar, sentimentos, novidades, elogios, etc... num jornal de parede que serve de mote para conversar sobre valores, atos, desejos, medos, aprendizagens, tristezas, alegrias, projetos, amizades, etc..

Depois, há que aprender a conhecer uns aos outros através de  jogos tradicionais, divertidos e, simultâneamente, educativos: jogos corporais, de orientação, cooperativos, espetaculares: as cadeiras calçadas, os cachorinhos cegos, a princesa, o dragão e o príncipe, o coberto, o boneco articulado, o espelho, a rede e os pescadores, as árvores e os pássaros, os coelhinhos e a toca, do telefone, da eletricidade, das tendinhas, etc....
E claro, também há danças, muitas danças divertidas e disciplinadoras...Danças de filas, de pares, de palmas, de roda, de imitação, etc...
Tudo isto vai cimentando o grupo que se quer ver transformado numa comunidade coesa e solidária!

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar