Laço Azul

Iniciámos a manhã com a história elaborada pela colega Juca "Joana e o Laço Azul" para introduzir a complexa temática da Campanha Laço Azul de Prevenção dos Maus Tratos na Infância que decorre durante o mês de Abril, sob a tutela da CPCJ.
Retirou-se a ideia principal de que devemos aprender a resolver as nossas fúrias, zangas, frustrações e irritações, controlando-nos e evitando bater (pois a violência gera violência, encetando ou reforçando um ciclo vicioso). Quando essa vontade, por vezes legítima, aparece, devemos canalizá-la para situações mais produtivas e que não magoem os outros. Como, por exemplo, uma "guerra de almofadas", "fazer desenhos", "ouvir música", "respirar fundo muitas vezes", "correr", etc... e esperar que a fúria passe. Depois, devemos conversar sobre o motivo da nossa zanga ou fúria com a pessoa mais próxima de nós (pai, mãe, irmão, amigo, professora, educadora, etc..). Devemos aprender a conversar em vez de agredir. Decorámos também estes Laços Azuis com lindos grafismos. 

Depois do lanche, fizemos uma fotografia aérea, construindo um Laço Azul gigante, pela "objetiva" da nossa fotógrafa do coração Sandra Anacleto (mãe de um menino que frequentou a sala B, há uns anos) que o faz sempre com muito carinho.
E colocámos balões azuis a enfeitar a entrada do nosso Jardim de Infância. 
No final da tarde, ouvimos uma história que alia os Ovos (da Páscoa) e o respeito pela diferença, subjacente à Campanha do Laço Azul durante o Mês de Abril. Amanhã daremos conta de alguns desenhos mais ilustrativos desta lindíssima história "Os Ovos Maravilhosos"...

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar