Dos Anões da Branca de Neve aos Direitos da Criança

Iniciámos a manhã com a primeira história de uma coleção de 10 livros sobre os Direitos da Criança (edição de 1979), que nos falava das Crianças das Histórias... E nela encontrámos, novamente, as crianças dos contos tradicionais, nomeadamente a Branca de Neve e os 7 Anões, entre outros personagens já conhecidos...

 

 

 

 

 

 

 

  

Então, o desafio de hoje foi, vamos também fazer uma "manifestação" com os nossos braços no ar e "reivindicar" os direitos que cada duende acha mais importante...Começámos apenas a preparar os nossos braços/mãos dos direitos que acabaremos na 5ªfeira e 6ªfeira. 


Como prometido ontem, também estivemos a fazer os foguetões, partindo da "ideia" que um Duende trouxe de casa (e que levaremos para casa no final da semana).




E como gostamos de ser Duendes (ou anõezinhos), estivemos a ver a versão original de Walt Disney, com as canções bem divertidas sobre os anõezinhos...
 
Adaptando a letra da canção à nossa sala:

«Os nossos lápis e nossas ideias, nós usamos para criar…
Criando na nossa escola, manhã e tarde sem parar..
Não vamos ficar ricos não...
Nós nunca tivemos essa missão…
É brincar e criar...
É criar e brincar...
É a nossa distração...
Brincando na nossa escola. manhã e tarde sem parar
Ideias e projetos podemos partilhar,
Se formos criativos vai haver
Um milhão de ideias para escolher.
E com tantas ideias para escolher o que que se vai fazer?
Eu vou, eu vou
Eu vou, eu vou
Eu vou!
Eu vou, eu vou para escola agora eu vou
Pararatimbum, pararatimbum 
Eu vou, eu vou, eu vou!»

Eu vou dançar, sapatear
Mas os pés não respondem
E porque lavadinhos, estão
Bem mais leves do que ontem
Lai Lão, não há razão
Os sons são p'ra brincar
Ouve bem, é a canção
Mais tola de cantar
- Olá! Ai, que vergonha!
Corri atrás de um gato
Que p'ra um ramo se escapou
E quando eu me pus a brincar
O gato não gostou
... ouve bem
É a canção
Mais tola de cantar
- Cuidado! Cuidado! Cui... cui... cuidaaaa... Obrigado!
- Foi divertido!

E a propósito de cada um dos personagens dos 7 Anões, cada "Duende" escolheu aquele com que mais se identificou: 
Dunga (Helena); Zangado (Margarida R.); Mestre (Margarida M. e Laura F. ); Dengoso (Heluisa); Soneca (Rita, Santiago Car., Rafael, Gabriel, Sofia, David, Martim); Atchim (Guilherme, Santiago Cer., Carolina), Feliz (Francisco, Zoé, Arthur, Núria, Isaac)... Houve dois "Duendes" que escolheram de modo diferente: um queria ser o anão que tocava música (Pedro) e o outro não se identificou com nenhum (Inês).
E porque a "conversa puxa conversa" sobre Bruxas, Duendes e Avozinhas, o grupo decidiu votar para me atribuir uma personagem das histórias... Bruxinha ou Avózinha. Curiosamente, os "Duendes" que escolheram "Bruxinha" eram todos rapazes e a escolha assentou numa afirmação que costumo fazer quando me zango "Olhem que viro bruxa!!!". 

E ainda se brincou nas várias áreas e no recreio...
E alimentámos os nossos caracóis com rodelas de pepino...

Tudo isto tem a ver com os Direitos da Criança...
Basta ver com os olhos do coração e a sensibilidade de criança.

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar