Miminhos de pais à educadora


Precisamente dois meses depois de fazer 58 anos, recebi a mais preciosa, bonita e inesperada festa de aniversário... 
Muito obrigada a todos e todas quantos contribuíram para esta peça de teatro (elaborada pela atriz e educadora RitaSales)...
Fiquei tão surpreendida com todos os pormenores e detalhes, tanto nos acessórios trazidos e animados com palavras que me retratavam, como os que foram plasmados nas expressões que utilizo em sala de aula com os "meus" petizes que fiquei sem fala de tão comovida...
Na realidade, só comecei a desconfiar de que alguma coisa estranha estava a acontecer quando ouvi as expressões que costumo utilizar, tais como "fazes tudo às 3 pancadas", "queres tudo e mais um par de botas", "os 3 da vida airada", "Ai, ai, temos a burra nas couves", etc....
No final, quando apresentaram esta foto (de mim quando tinha 4 aninhos, na então Lourenço Marques, atual Maputo, Moçambique) é que "a ficha me caiu" e me desmanchei em pranto... Afinal, a pessoa de quem estavam a falar/retratar era mesmo eu...!!!
Agradeço a todos os pais/mães (nomeadamente à Ana Pedro Carvalho que teve esta ideia genial) dos "meus" meninos e "minhas" meninas que me presentearam com uma imagem tão bonita que os seus filhotes fizeram da educadora que fui sendo este ano letivo (alguns há dois anos)...
Assim sim, vale a pena ser educadora, transparente, autêntica, emotiva, que se zanga mas também dá colo e mimo, que ralha mas também ri e brinca, que se irrita mas também se comove e chora, que dança e canta (mesmo desafinando), que estimula o (pequeno) cientista e artista que existe em cada (pequeno) aprendiz...
Agradecida...

«Tive ainda sorte de apagar duas velas gigantes que enfeitavam os dois bolos gigantes que as mães me fizeram... Grata por todo o carinho demonstrado...»
«A única certeza que tenho é que "só se educa com a pessoa que és" (João dos Santos), com a autenticidade do que se sente e com a intensidade com que se vive as "coisas" que nos acontecem ou fazemos acontecer! Entregar-se 100% ao que se faz, logo recebem-se os frutos, quando menos esperarmos... Fiz isso com a "malta" cigana (no CAIC da Bela Vista em Setúbal, entre 1992 e 1995, na animação na rua e nos mercados, no projeto Nómada entre 1995 e 2007) e acho que agora estou, finalmente, a receber os frutos nos espaços mais tradicionais/formais.»

«E, se desde sempre (1994, Bela Vista ), me foste um modelo de força, energia, vontade, entrega, arrojamento... ficas a saber que tudo isso se pode virar para ti, como o vento sopra de feição. Para que te assegures que todos os dias podem ser de parabéns, de surpresa, de alegria, de vivas pela vida!» Rita Sales 

« Myrna foi com todo o gosto que tive esta ideia começou na altura do 1° trimestre, quando lhe perguntei curiosamente, qual o seu dia de aniversário, para complementar com aquilo que já a conheço há quase 2 anos. E para saber também qual o seu signo...ainda me lembro a conversa que tivemos no átrio de entrada da sua sala. Desde que a conheço como educadora, e nas circunstâncias repentinas (de termos que decidir se o Diogo ficava na escola ou não em 4 dias, por desistência doutro menino) que me lembro perfeitamente, tal como o Tiago, da conversa de apresentação consigo....houve logo uma empatia e um certo descanso da nossa parte... fizemos as perguntas que achámos mais importantes e pertinentes, e foi assim, que o ano de 2015-2016 começou para o nosso petiz - 2 semanas após o início do ano lectivo!! Foi um grande, longo e rico percurso.
Esse ano acompanhou grande parte da minha gravidez...estava ansiosa no início, como iria adaptar-se numa nova escola, indo sozinho sem amigos, para um espaço novo, crianças que não conhecia ninguém, "adultos" com caras novas (educadores e auxiliares), além dele começar a aperceber-se que a minha barriga cada vez mais aumentava, (é que a partir de um certo momento já não conseguia brincar com ele, colocá-lo às cavalitas... e outro factor em simultâneo: iria ter um mano(a)...foi uma Inês até soubemos os 3 logo no obstetra quando decidimos levar o Diogo a uma das consultas do 2°trimestre). 
Mas, rapidamente me apercebi da sua natureza Myrna, e do seu olhar ternurento e curioso para todos os seus alunos, a sua extrema preocupação e entrega infinita para eles, e pelo seu próprio trabalho. Perfeccionista, aliada a um 'Carneiro' e que quando inicia, tem de completar/ finalizar bem e muito MAIS... é algo impressionante!! As palavras resumem-se a AMOR, PAIXÃO, DEDICAÇÃO naquilo que faz e transparece-se logo!! Complementando ainda para mais com a sua improvisação, ARTE "Duende pedagógico", como tão bem me explicou o porquê e a origem desse nome. As conversas que ocasionalmente tivemos e temos foram muito interessantes, não só como Mãe, mas como pessoa. Absorvi muitos temas, cheia de vontade e querer perceber a sua dinâmica, dalguns trabalhos com os seus meninos que se proporcionavam na sua devida altura. Ainda me lembro no 1° período de convidar os '2 da vida airada' para minha casa, e a Myrna dizer que eu era uma corajosa...Disse-lhe logo corajosa é a Myrna porque tem todos os dias 23/25 alunos numa só sala...Isso é que é dose!!
AGRADEÇO (e esta palavra sabe a 'pouco') e adorei conhecer-te, muito mesmo Rita Sales!! Apenas estivemos juntas pessoalmente, 2 semanas antes do dia 12 de Junho, a falar/trabalhar/dar forma, de um modo mais consistente, neste projecto. Iniciou em Fevereiro, quando te telefono a perguntar se poderias e estarias interessada em realizar este evento. Conheci-te como espectadora na peça teatral que fizeste no ano passado para o Jardim de Infância, que foi surpresa da escola para todas as Mães das 3 salas!! Amei!! Estava tudo fantástico, a posição como no início estavas (pequenina,, bem pequenininha, com o teu vestido comprido cor de pérola), da forma como conquistaste a pequenada, a improvisação, a interacção com as crianças, e o tema/ conteúdo do texto EXCELENTE estava!! Risos, gargalhadas, timidez (de alguns meninos), apreensão, boa disposição, e muito mais começou a florescer naquele pátio. Tinha acabado de dar à luz há 2 meses, e esse momento, essa peça, essa representação atingiu-me de tal maneira que vai ficar para sempre na minha memória!! Uma semana (ou menos) pedi-te amizade no Facebook... e aí fomos-nos conhecendo aos poucos virtualmente... Só podias ser tu, a fazer o que fizeste nesta segunda-feira!! Gostei também muito, a manhã que passámos juntas no meio do tapete preto, portadas brancas, objectos variadíssimos (cores /texturas/ tamanhos) espalhados (com tofu maçãs e arroz integral à mistura a perceberes o melhor para aquele momento (mood) e não só...a alquimia, sinestesia que iria resultar!! Parabéns a ti Rita e parabéns também a si Myrna!! Foi para mim um momento também inesquecível!! Do lado de fora ia vendo a Myrna e reação que ia tendo ao longo do evento...depois enviarei fotos, que o Tiago tirou, tal como a Sandra Anacleto também fez questão de estar presente e fazer a sessão fotográfica! Obrigada...» Ana Pedro Carvalho

 «O secretismo e a capacidade de mobilização dos restantes pais e equipa educativa para a realização (para urdir este plano e tecer esta rede) deste evento, durante 4 meses, é que, para mim, foi uma revelação... Fiquei sem palavras com tamanha cumplicidade e gratidão! MUITO OBRIGADA POR TUDO e a TODOS e a TODAS!» Myrna Montenegro 

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar