"Dois em Um" - Dia da Música e Dia dos Animais

Iniciámos esta semana associando dois dias importantes para a pequenada: o Dia da Música - 1 de outubro - e Dia dos Animais - 4 de outubro.
Então, temos vindo a explorar uma das histórias dos irmãos Grimm que nos fala tanto de música como de animais...

E fizemos um primeiro registo gráfico - desenho narrativo (explorando o primeiro mapa mental).
Conversámos sobre a profissão de músico (que canta, toca instrumentos e também escreve música com uns sinais especiais que, com certeza, o prof. Ricardo irá explicar :D !!!) e das características dos animais: 
- como falam: o burro zurrava, o cão latia/ladrava, o gato miava e o galo cantava.
- como se defenderam (dos ladrões): o burro deu coices, o cão mordeu, o gato arranhou e o galo deu bicadas.
- como eram: uns tinham 4 patas e o outro tinha apenas 2 patas e tinha 2 asas mas não conseguia voar; uns tinham pêlo e outro penas; uns tinham dentes e outro bico; um comia carne, outro peixe, outro milho e outro cenoura. 
Os animais fugiram dos seus donos porque eram mal tratados e é por isso que existia o Dia dos Animais: para nos lembramos dos direitos dos animais. 
Fizemos então uma montagem com desenhos dos 4 animais (burro, cão, gato e galo) que colorimos (tentando não sair dos limites), recortando-os e colando-os em "escada" - do maior para o menor, "espreitando" pelas janelas da "casa dos ladrões" (dobragem da casa).

 Fizemos uns fantoches de haste com os principais personagens para levar para casa e recontarmos a história à família.
 E, claro, como não podia deixar se ser, ouvimos a canção "Bicho, Bicho, Bicho" do livro A Turma do prof. de música das AAAF...

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar