Véspera do 1º de maio - Dia do Trabalhador

...falámos sobre a razão do feriado do 1º de maio... Ao abordar a origem desta celebração, falámos, inevitavelmente, de Democracia, de Liberdade, do 25 de Abril e também do trabalho dos pais e das mães e das diversificadas profissões que existem, lembrando que qualquer pessoa, seja homem ou mulher, deve poder exercer a profissão que quiser ou, nalguns casos, que puder, devido à falta de emprego/trabalho (até porque alguns trabalhos já foram substituídos por robots e máquinas). Lembrámos que existem pessoas, nomeadamente crianças, que, em vez de poderem brincar e ir à escola aprender, são obrigadas a trabalhar de "sol a sol", sem se quer ter um salário. A isso chama-se escravatura...! 
Depois fizemos jogos de identificação e de associação entre a profissão e os instrumentos de trabalho que se utilizam. 
Ainda alimentámos os nossos bichinhos da seda que já estão a ficar crescidos e muito comilões (vimo-los à lupa, e já têm o tamanho de 1,5 cm). E "aconchegámos" os nossos girassóis nos vasos que decorámos...
Ensaiámos a nossa dança do Girassol (filmámos para mostrar aos pais na reunião de fim de ano) para depois ensinar às mães no dia da Festa das Mães (7 de maio à tarde). 
Coreografia da Dança do Girassol  (simplificada). 
A - 2/3 passos para a direita + 2/3 passos para a esquerda
B - 2/3 passos para trás + 2/3 passos para à frente
(repetir o conjunto A + B duas vezes)
C - Girar para o lado esquerdo e repete-se A, B e C até voltar à posição inicial.
O Girassol vai girando à medida que o Sol se vai movendo no céu!
No fundo, faz-se um "quadrado" no sentido inverso aos ponteiros do relógio...
Agora o mais difícil é  não confundir direita/esquerda/atrás/à frente e fazer tudo isto no compasso (no ritmo) da música/canção!
E, claro, brincámos e "trabalhámos" em autonomia... 
 

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar