Matematicando com guizos e árvores

Demos início à época natalícia pois a nossa festa de Natal realizar-se-á dia 13 de dezembro e até lá temos muito que fazer e temos mais outras festas pelo meio (dia 3 da Câmara e dia 5 da Junta) a interromper os trabalhos dos "meus Duendes"!
Começámos por ver uma história bem antiga sobre o Nascimento do menino Jesus razão pela qual se celebra o Natal...
Depois, lembrando que, segundo a história, os pais do menino viajaram de burro até Belém, lugar onde nasceu o bebé, escutámos a canção "meu burrinho da savana" que iremos coreografar para a festa de Natal, ensaiando alguns dos gestos para nos irmos apropriando dos ritmos e cadências...
 

Descobrimos versões em português do Brasil. 
Uma mais curta:
Com o meu burrinho da savana estou indo para Belém (bis)
Se me virem, se me virem estou indo para Belém (bis)
A manhã iluminada clareia a minha estrada (bis)
Se me virem, se me virem estou indo para Belém (bis)
Refrão (bis)
Tuqui tuqui tuqui tuqui Tuqui tuqui tuqui tá
Se apresse meu burrinho porque já vamos chegar
Com a viola vou cantando meu burrinho vai trotando (bis)
Se me virem, se me virem estou indo para Belém (bis)
 
Com meu burrinho vou andando 
A caminho de Belém (bis) 
Vem que vem, vem que vem, 
A caminho de Belém. (bis) 
O Sol que nasce amarelinho 
Ilumina meu caminho (bis) 
Vem que vem, vem que vem, 
A caminho de Belém. (bis) 
Na estrada vou cantando, 
Meu burrico vai trotando. (bis) 
Vem que vem, vem que vem, 
A caminho de Belém. (bis) 
Tuc, tuc, tuc, tuc. Tuc, tuc, tuc, tá! 
Vamos nessa meu burrinho, 
Pois não posso me atrasar. 
Tuc, tuc, tuc, tuc. Tuc, tuc, tuc, tá! 
Vai depressa meu burrinho, 
Vamos ver o bom Jesus.

E outra versão mais curta, também em brasileiro
Com o meu burrinho vou andando a caminho de Belém (bis)
Vem também, vem também, vamos todos a Belém (bis)
Aquela estrela que brilha ilumina a minha trilha (bis)
Vem também, vem também, vamos todos a Belém (bis)

Refrão (bis)
Tuqui tuqui tuqui tuqui tuqui
Tuqui tuqui tuqui tá
Segue em frente meu burrinho que nós já vamos chegar

Pelo caminho eu vou cantando e o burrinho vai trotando (bis)
Vem também, vem também, vamos todos a Belém (bis)

Refrão (bis)
Tuqui tuqui tuqui tuqui tuqui
Tuqui tuqui tuqui tá
Segue em frente meu burrinho que nós já vamos chegar


E para dar mais vida e alegria a um dos gestos da coreografia, estivemos a contar os guizos a colocar nas 23 guizeiras: a cada "duende" corresponde uma guizeira com 3 guizos prateados e 3 guizos vermelhos... E o nosso "duende" «máquina de calcular» esteve a ajudar a enfiar os 138 guizos nas pulseiras, respeitando o padrão: intercalando um guizo vermelho e um guizo prateado. 
 
Demos também início às decorações natalícias, elaborando árvores (em forma de pinheiros ou de triângulos) respeitando a "escada" começando por 6 e diminuindo um a um até terminar no 1.
E, ao contar uma a uma (estrela ou coroa), descobrimos que só faltavam 2 (que colocámos no tronco) para perfazer 23 coroas para 23 "duendes". 
 E continuámos a explorar o novo material que recebemos ontem e que nos ajuda a elaborar grafismos decorativos

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar