Já me instalei!

Crónicas & Corona nº 5 – Pandemia 4

Em processo de instalação (05 setembro 2021)

Já me instalei!
Sim, ainda em tempo de Pandemia, cujas restrições sanitárias vieram "amputar" algumas estratégias e instrumentos que constituem e alimentam a minha prática pedagógica, e outras condicionantes que vieram "balizar" as oportunidades…
Tais como:
- Festa de receção às famílias e às crianças, e demais festas dos pais, das mães, de Natal e de final de ano…
- Utilização dos paninhos coloridos para se fantasiar e para fazer o jogo cooperativo das tendinhas & Jogos das tendinhas.
- Utilização dos “Bonecos Viajantes” & “Bonecos Viajantes” que vão passar os fins de semana a casa de cada um…
- Participação ativa das famílias, enquanto parceiras educativas, dinamizando sessões na sala, trocando e partilhando saberes com as crianças;
- Inexistência de espaços alternativos para as AAAF, obrigando as crianças a viverem das 7h30 às 19h, sempre na mesma sala. Obviamente que sempre que as condições atmosféricas o permitam, vamos para o exterior.
- Partilha de espaços com o 1º ciclo obriga a ajustamentos de horários a cumprir...
- etc…etc…
Ao fim de mais de 4 décadas de prática educativa, há modos de fazer, de pensar, de sentir que dificilmente se alteram, porque fazem parte do nosso ADN educativo. Apenas se adaptam e, talvez, até criam imunidade, funcionando como as vacinas, para nos securizar no meio deste tsunami pandémico e não só (refiro-me ao estado a que chegou a Educação).

invariantes educativas que conservo e outras que adapto para manter a homeostase, o justo equilíbrio entre as mudanças estruturais e as conjunturais:
Duende Pedagógico & Pedagogia de Situação (04 agosto 2012)

Por isso, sim… chegou o momento, passados 6 meses, de poder dizer que me sinto em casa! Estou grata a todos quantos contribuíram para que a vida fosse fluindo, tranquila, contornando obstáculos e encontrando praias para desaguar…

Continuam a ser as crianças “Duendes” que me inspiram, agora “batizadas” de Sardanic@s “umas lagartixas pequeninas que não param quietas no mesmo lugar”

Continuo a devolver às famílias sínteses semanais, ilustrando as atividades, os desafios, as descobertas e as dinâmicas que vivemos… Mas em circuito mais restrito… Continuo com os vários canais de comunicação abertos…

Quem quiser saber mais sobre o processo de homeostase….
Crónicas & Corona – Pandemia 1 (27 junho 2020)
Crónicas & Corona – Pandemia 2 (31 janeiro 2021)
Educação de Infância @ Distância (06 fevereiro 2021)
Crónicas & Corona – Pandemia 2 Em jeito de despedida (04 julho 2021)

Mensagens populares deste blogue

As papoilas e o 25 de abril

Visita à Quinta do Bonaparte

O meu Rochedo de Gibraltar